Aprenda como organizar a mudança

Compartilhe:
Share

Acabou a reforma? Veja a melhor maneira de preparar a ida para a casa nova

Texto: Taissa Esteves | Foto: SXC

O planejamento é o primeiro passo para que sua mudança ocorra de forma tranquila e eficiente. Monte uma lista do que você precisa fazer, considerando as prioridades no empacotamento dos objetos por cômodo. “Isso ajudará na execução de todas as etapas e evitará que atividades sejam esquecidas”, diz Ana Ito, da empresa Tudo no Lugar, de São Paulo (SP).

Em seguida, realize uma pesquisa com três ou quatro transportadoras, para avaliar o serviço oferecido, o orçamento prévio e se há seguro para eventuais danos. Após esse primeiro contato, a empresa enviará um funcionário para fazer uma visita técnica e propor um orçamento real, baseado no volume do que será transportado e no material necessário para a mudança.

Muitas transportadoras providenciam todo material que será utilizado para empacotar os objetos, mas, se esse não for o seu caso, você precisará de caixas de papelão de tamanhos variados, plástico bolha, rolos de fita adesiva e caneta para identificar as caixas. No momento de embalar seus pertences, é fundamental tomar alguns cuidados.

1. Aproveite essa oportunidade para descartar ou doar o que está velho, quebrado ou sem uso. Leve para a casa nova apenas os itens que realmente serão utilizados.

2. Separe malas e caixas que poderão ser usadas para guardar os objetos. “Sacolas não são boas opções, pois, além de frágeis, não permitem um empilhamento adequado tanto no veículo como no local em que serão abertas”, alerta Ana.

3. “O tamanho das caixas dependerá do tipo de objeto e de como será realizado o transporte. Mas fique atento com o uso de caixas muito grandes, que, depois de cheias, podem se tornar difíceis de manusear e transportar”, ressalta Elisa Rennó, também da Tudo no Lugar. “Quanto mais pesado e/ou frágil for o item a ser empacotado, menor deverá ser a caixa”, completa.

4. Reúna objetos semelhantes em cada caixa (roupas com roupas, livros com livros etc.). “As caixas devem ser separadas por cômodos, para facilitar a organização. E é importante identificar cada uma delas com o nome do cômodo e a numeração da caixa em questão/quantidade total de caixas daquele cômodo, como, por exemplo, ‘quarto 1 – caixa 1 de 5’”, orienta Elisa.

5. Embale primeiro os objetos que costumam ser menos usados e que não farão falta até estarem novamente disponíveis no outro imóvel, como roupas de outra estação, peças de decoração, CDs e DVDs.

6. Programe-se para ter tempo suficiente para empacotar itens mais frágeis, como pratarias e louças finas, que exigem maior cuidado. Nesses casos, use plástico bolha e caixas mais resistentes. Também dedique uma atenção especial à identificação dessas caixas, para que o transporte e o manuseio sejam realizados com cautela.

7. No caso das roupas, algumas empresas oferecem modelos de araras que facilitam transporte em cabides. “As demais peças podem ser acondicionadas em malas, caixas ou nas próprias gavetas, se o guarda-roupa também for aproveitado no novo local”, pontua Elisa. “Porém, se você não contratou uma transportadora, pode ir levando as roupas aos poucos nos próprios cabides e colocando-as dentro dos armários. Desse modo, as peças amassam menos”, complementa Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant, de São Paulo (SP)

8. “Antes da mudança, providencie a transferência de telefone, TV a cabo e internet e a ligação de luz e gás, além da água, caso esteja se mudando para uma casa. Quando tudo é planejado com antecedência, você também pode ir comunicando o novo endereço para as empresas de cartão de crédito, bancos etc.”, indica Heloisa.

9. Para o dia da mudança, prepare uma mala com roupa de cama, banho, roupas pessoais de cada membro da família e objetos de higiene. “Arrume uma caixa com tudo que será necessário para o café da manhã e outra com itens de limpeza, como detergente, esponja para lavar a louça, pano de chão e pano de prato”, aconselha Heloisa.

10. Por fim, certifique-se de que o novo imóvel está devidamente limpo e que os móveis e eletrodomésticos maiores chegarão antes dos demais itens.

Compartilhe:
Share
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *