Com o sabor da estação

Compartilhe:
Share

Fonte: Revista Simples – Elisa Correa

Nos supermercados encontramos alimentos de todos os cantos do mundo, durante todos os meses do ano. Mas saiba que você ganha em saúde e economia ao colocar em sua geladeira frutas e legumes da época

Com a chegada do verão e do calor, a temperatura do corpo sobe, o ritmo cardíaco aumenta, transpiramos mais e sentimos muita sede. Nosso corpo precisa se hidratar e repor os líquidos perdidos – e a natureza, prontamente, nos oferece alimentos refrescantes e ricos em água. Verão é tempo de melão, melancia, abacaxi, laranja, limão, coco verde, banana-maçã e nanica, figo, goiaba, manga, maracujá, pêssego, uva-itália e niágara, ameixa, jaca, fruta-do-conde. Legumes e verduras como pepino, quiabo, abóbora de verão, abobrinha, jiló, pimentão verde, vermelho e amarelo, vagem, tomate, milho verde, salsão, alho nacional, cebola, cebolinha, moyashi e repolho também são da estação. A lista continua: sirigüela, caju, ingá, jenipapo…

Como estamos no verão, além de escolher bem os alimentos da estação, é preciso prestar atenção na hora de guardá-los dentro de casa. Frutas e verduras mal armazenadas sofrem com o calor e podem amadurecer e estragar antes do tempo . A consultora pessoal e especialista em organização doméstica Heloísa Sundfeld vai logo avisando: “O melhor lugar para guardar as verduras e os legumes é a geladeira, principalmente no verão”.

Eles devem ser retirados das embalagens em que vêm da feira ou do mercado e colocados em saquinhos plásticos transparentes, nunca coloridos. “Esse cuidado é necessário porque as embalagens normalmente estão empoeiradas, podem estar contaminadas e acabar contaminando os outros produtos da geladeira”, diz Heloísa, que é sócia fundadora da empresa de consultoria doméstica Help Personal Assistant. Para evitar que as frutas amadureçam muito rápido, devemos reservar o lugar mais fresco e arejado da copa ou da cozinha. Já as frutas mais perecíveis devem ir direto para a geladeira. “No momento da compra evite escolher as muito maduras e procure comprar umas no ponto de consumo e outras mais verdes. Assim elas vão amadurecendo lentamente, em tempos diferentes, o que evita que estraguem”, diz Heloísa. Além dos conselhos dos especialistas, preparamos uma lista com simples informações que podem ajudá-lo nas primeiras compras, como um novo consumidor que respeita os ciclos naturais da terra.

FRUTAS E LEGUMES DO VERÃO
Saiba como escolher e guardar

Figo
Os figos devem ter uma consistência “macia”, mas não podem ter partes muito moles e amassadas. Por estragarem com facilidade, devem ser guardados na geladeira, por no máximo uma semana.

Manga
Procure as mangas firmes, sem batidas ou manchas escuras. Em local seco e fresco, as mangas duram até cinco dias. Na geladeira, quando não muito maduras, podem durar até duas semanas. A manga madura deve ser consumida em dois dias.

Maracujá
Escolha aqueles de casca lisa, firme, brilhante, sem machucados. O maracujá bom para o consumo deve ceder a uma leve pressão dos dedos sem romper a casca. Guarde em lugar seco e arejado ou, quando a fruta já estiver amadurecendo, na geladeira. Sob refrigeração, o maracujá dura até duas semanas.

Melancia
Procure aquelas de casca firme e sem manchas escuras. Para saber se está boa, ao bater com os nós dos dedos na casca você deve ouvir um som oco. Em local seco e arejado, pode ser conservada por até duas semanas. Depois de cortada, vai para a geladeira envolvida em plástico transparente e precisa ser consumida o quanto antes.

Uva
Procure uvas carnudas e bem presas aos caules – se elas se desprenderem com facilidade do cacho, é sinal de que estão passando do ponto. Guarde as uvas na gaveta de legumes da geladeira por até cinco dias. Antes de guardar, retire os bagos estragados para que não contaminem os outros.

Abobrinha
Prefira as abobrinhas pequenas e médias (até 23 centímetros), mais tenras e saborosas que as maiores. A casca deve estar firme, lisa, sem manchas escuras ou partes moles. A abobrinha estraga com facilidade e deve ser guardada na geladeira por poucos dias.

Milho verde
Compre aqueles com as folhas bem verdes e o cabelo marrom-escuro. Quando vendido sem casca, escolha as espigas com a ponta inferior afilada e macia – se estiver dura ou cortada, o milho é velho – e aquelas com grão até a parte de cima. Os grãos do milho devem estar macios. Deve ser guardado sem casca e sem cabelo na geladeira por até dez dias.

Pepino
Procure os pepinos verde-escuros, de tamanho médio, tenros e de casca firme e lustrosa. Entre dois pepinos, escolha o que for mais pesado. Deixe na geladeira por até uma semana.

Vagem
Procure as menores, de cor brilhante, tenras e quebradiças. Evite as murchas, moles e de pontas escuras. Deixe na gaveta de legumes da geladeira, em saco plástico, por no máximo uma semana.

LIVROS
Comer com sabedoria, Ana Beatriz Vieira Pinheiro, Nova Era
Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos – Guia Prático para uma Alimentação Rica e Saudável, Joe Schwarcz e Fran Berkoff, Reader’s Digest

Compartilhe:
Share
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *