Especialista ensina como tirar umidade do ambiente e prevenir o mofo

Compartilhe:

Fonte: A Tribuna – Gabriela Lousada

Veja dicas para organizar os armários e evitar a proliferação de fungos e cheiros desagradáveis nas roupas

Com a chegada de uma nova estação, as roupas guardadas no fundo do armário, que há meses estavam esquecidas, voltam aos cabides. Se neste inverno você tirou o seu casaco favorito do guarda-roupas e percebeu odor ou manchas de mofo, não se desespere: é possível organizar o armário para se livrar da umidade.

De acordo com a house organizer da empresa de assistência de organização Personal Assistant, Heloisa Sundfeld, ventilar a casa é a primeira dica e a mais importante de todas para se livrar da umidade. “Abrir as cortinas e as janelas, deixar que o ar circule e que o sol entre na casa contribuem para a não formação de bolores e para diminuir a umidade”, explica.

Em cidades litorâneas, como as da Baixada Santista, a situação se agrava e tanto a umidade quanto o mofo estão mais propícios a aparecer. O bolor aparece quando há muita umidade no local. Um cheiro desagradável também indica a presença de mofo, mesmo que não exista nenhuma mancha visível.

Lavar as roupas que estão guardadas por um longo período, mesmo que não estejam sujas, também é essencial para manter a organização e limpeza do armário. “Todo início de estação, verifique as peças antes de guardar e lave as que foram usadas. Nunca guarde roupa usada de uma estação para outra para evitar surpresas desagradáveis”, explica Heloísa.

E se engana quem acredita que armazenar as peças em sacos plásticos previne a proliferação de fungos e bactérias. Na verdade torna mais propício o aparecimento dessas colônias

Veja dicas da especialista para tirar a umidade do ambiente e prevenir o mofo:

– Coloque no armário pedaços de giz armazenados em algum tipo de tecido com furinhos, como o tule, por exemplo. “O gesso do giz absorve a umidade e evita o mofo. “Se tiver muita umidade, o giz vai esfarelar, aí é preciso trocar com frequência. Esse é um método barato e eficiente”.

– Pedras de cânfora evitam o surgimento de mofo nos armários e deixam um cheiro gostoso nas roupas. Bolinhas de cedro também auxiliam na remoção da umidade.

– Para eliminar o cheiro de mofo das roupas, suco de limão em um balde com água funciona. “Pode deixar cerca de meia hora de molho e depois lavar normalmente. O cheiro de mofo vai embora”.

– Se já houver mofo, esvazie o armário, prepare uma solução de um litro de água para quatro colheres de vinagre e passe um pano umedecido nas partes internas dos armários. Deixe secar bem, de um dia pro outro, e só então recoloque de volta o que foi tirado. A especialista afirma que qualquer tipo de vinagre serve. “Geralmente utilizamos o branco, porque tem cheiro menos forte”.

– Se o mofo estiver nas paredes ou em artigos de madeira, aplique álcool em gel ou vinagre diluído com uma esponja macia e logo após passe um pano seco. O vinagre também serve para tirar manchas de mofo das roupas.

– Apesar de não evitar a umidade, sachês com cravo garantem um cheiro agradável nos armários e outros locais que ficam fechados. “Essa é uma opção mais em conta do que os sachês prontos que vendem por aí”.

Compartilhe:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *