Tudo em ordem

Compartilhe:
Share

Fonte: Jeanine Lemos – Colaboração para Folha de São Paulo

Você come no quarto, tira a roupa na sala e deixa as crianças espalharem brinquedos pelos cômodos? Tudo bem: há estratégias e objetos que ajudam a manter a casa arrumada sem desrepeitar os hábitos dos moradores

É gostoso chegar em casa, jogar o sapato longe, o casaco na cadeira, a bolsa no chão. Difícil abrir mão desse prazer em nome de uma sala impecável. Mas dá para deixar tudo em ordem sem comprometer a espontaneidade no uso dos espaços.
É preciso ir por partes na hora de organizar a casa. Esvaziar o guarda-roupa todo de uma vez pode transformar disposição em arrependimento. Para Heloisa Lúcia Sundfeld, expert em organização, o melhor é ter metas realistas, e ir aos poucos.

Sala
Um cabideiro de chão ou de parede, ao lado da porta, resolve o problema de bolsas e jaquetas jogadas no sofá, recomenda a especialista em organização Viviane Santa Vicca. Para evitar cartas e contas espalhadas pelo aparador, reserve uma caixa só de correspondência.

Escritório
Pastas decoradas ajudam a domar as pilhas de papéis que costumam dominar a paisagem do escritório caseiro. Uma parede pintada com tinta imantada pode centralizar os lembretes, presos com ímãs. Para a parafernália tecnológica, como carregadores, adaptadores e afins, use caixas etiquetadas.

Quarto
Quem gosta de tomar água ou chá antes de dormir precisa ter bandeja ao lado da cama. E, para combater a falta de espaço, no armário, vale a separação de roupas por estação. No verão, as pesadas vão para uma caixa, na parte de cima. No inverno, shorts e biquínis ficam na caixa e as peças de lã voltam às gavetas. Sacos com sistema de sucção, os “space bags”, diminuem o espaço ocupado por edredons e colchas. Lojas como a OZ! Organize sua Vida e a Espaço Home vendem os sacos, e os preços vão de R$ 35 a R$ 250.

Cozinha
O excesso de utensílios e potes de plástico velhos prejudica qualquer tentativa de manter a cozinha em ordem. “O pior é que as peças de plástico perdem a validade com a ação da água e de produtos de limpeza”, diz a especialista em organização Cristina Papazian.
Divisórias nas gavetas evitam a mistureba e facilitam na hora de procurar alguma peça.

Lavanderia
Organizadores de sapatos para pendurar na parede, de lona, servem para guardar panos, luvas e esponjas. Baldes coloridos, cestos de roupa decorados e ganchos nas portas, para pendurar vassouras, podem dar mais leveza ao espaço.

Quarto da criança
Caixas, cestos e baús resolvem a bagunça dos brinquedos. Nas gavetas, as camisetas ficam guardadas em forma de rolinhos, uma ao lado da outra, com a estampa para cima, para que a criança escolha uma sem bagunçar todas as outras.

Banheiro
Maquiagem costuma causar a maior confusão no banheiro. Uma maleta profissional resolve a bagunça e protege os produtos da umidade.

Compartilhe:
Share
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *