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Como fazer sua mudança sem estresse

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Fonte: Minha Área

Mudanças podem ser traumáticas, se você não se planejar e tomar algumas importantes precauções

mudança

A certa altura a empresária Patrícia Balbi começou a fotografar o movimento em seu novo apartamento, movida mais pelo medo do que interessada em postar fotos de sua mudança na internet. “É muita gente entrando e saindo de sua casa. A gente fica muito exposta e isso assusta”, conta, depois do estresse passado.

Realizar mudança de endereço não é tarefa simples. Para a empresária foram pelo menos três meses de trabalho e um dia D exaustivo e assustador.

Fugindo dos congestionamentos, a carioca Patrícia trocou a Barra da Tijuca, na zona oeste, pelo Flamengo, na zona sul, a menos de 10 minutos de sua empresa. Mais comodidade e qualidade de vida, só não contava com a via crucis que percorreria para sua instalação no novo apartamento. “Depois de tudo, só mudo daqui para o cemitério”, brinca.

Patrícia seguiu algumas das dicas de especialistas em mudanças: separou seus pertences em caixas identificadas e agrupadas por cômodos e armários, por exemplo.

“Levei o que pude em algumas viagens em nosso carro e contratei o serviço de uma transportadora para levar os móveis. Quando eles chegaram cada caixa estava onde cada armário seria instalado”, conta a empresária, que chegou a fazer uma planta baixa do novo apartamento para definir a localização de cada móvel e assim facilitar a arrumação.

A dica, recebida de amigos militares, com muita experiência devido as constantes transferências de endereço, valeu.

“No dia seguinte foi o meu aniversário e já pude receber alguns parentes. Mas, até hoje, tenho coisas para arrumar melhor. Os quadros, por exemplo, ainda estão no chão. Levei um mês para ter o ar-condicionado instalado, uma semana para a instalação do fogão novo e ainda não tenho a transferência de endereço junto ao banco e ao cartão de crédito. A gente acha que pode fazer esta parte pela internet, de modo fácil e rápido, mas não é bem assim”, desabafa.

Profissionais em arrumação

A brasileira Alessandra Maine retornou de Miami, onde morou por uma temporada, já com novo endereço certo, na Barra da Tijuca, no Rio. Veio com as duas filhas pequenas e apenas as roupas das malas. O restante voltou por transportadora.

Com as filhas instaladas em um sofá e mais de 120 caixas espalhadas pela casa nova, resolveu pedir a ajuda de uma especialista.

“Passei por muitas mudanças de endereço na vida, mas nenhuma como esta. Ter procurado uma profissional de arrumação foi a melhor coisa que fiz. Sozinha estaria arrumando a casa até hoje”, acredita.

Com a ajuda especializada, a residência estava arrumada em quatro semanas e com a empregada treinada para manter a ordenação das coisas como planejado pela personal organizer.

O principal benefício oferecido por estes profissionais é o conforto. No pacote de serviços, a possibilidade de sair de casa pela manhã e retornar no final do dia com, pelo menos, um cômodo completamente arrumado.

Pode-se optar pela contratação dos serviços com pré e pós mudança, o que significa uma ajuda para selecionar e descartar tudo aquilo que não se quer mais e empacotar somente o que tem real uso para seguir na mudança.

E, também, ter tudo ordenado por um especialista que deixará a casa impecável, como se fosse ser fotografada para uma revista de decoração.

Dicas de quem entende de arrumação

Heloisa Sundfeld, Personal Assistant, da House organizer, que atende ao mercado paulista, recomenda a contratação de acompanhamento pré e pós-mudança.

“Com ele o cliente não perde tempo nem se estressa com detalhes”, garante.

A especialista alerta para um detalhe importante, muitas vezes negligenciado, especialmente por marinheiros de primeira viagem.

“A primeira providência deve ser avisar a administradora que você se mudará na data prevista, pois em alguns casos eles descontam os dias após sua mudança. No caso de você ir para um apartamento próprio há a necessidade de avisar a nova administradora dos seus dados, para que o próximo condomínio já venha em seu nome”, orienta.

Nestes casos é comum a administradora exigir a escritura registrada em cartório. Para os imóveis alugados, é necessário o contrato de locação.

Ainda sobre o item condomínio. É importante verificar, com antecedência, e em ambos os condomínios, os dias e horários permitidos para mudanças e a possibilidade da reserva de um espaço para o caminhão de mudança em frente aos prédios.

Também é importante atentar para a possibilidade de içar móveis, o que precisa ser combinado com a transportadora e com os condomínios.

Mais que satisfazer, o objetivo dos organizadores profissionais é encantar os clientes. Samantha Stofel, que atua no mercado carioca, e além dos serviços oferece cursos para quem quer se tornar um profissional ou para quem apenas quer ganhar tempo e eficiência na arrumação de casa, tem como foco a otimização de espaços e a harmonização de ambientes.

“Minha proposta é impressionar e não há quem não goste de encontrar tudo limpo e arrumado, especialmente se esta casa é nova e você não precisou desfazer sequer uma caixa de mudança”, afirma.

Os seus serviços podem incluir desde os pacotes com pré e pós-mudança até o acompanhamento do empacotamento de todas as peças da casa, a seleção da transportadora, a limpeza da nova casa e a organização geral de todos os cômodos. Se já houver uma empregada contratada, é possível ainda contar com um treinamento para que ela mantenha a arrumação.

Para o dia D, Samantha dá uma dica preciosa: “Não leve nada de valor, dólar, joias, passaportes, porque haverá muita gente circulando em sua casa. Também deixe crianças e animais com os parentes, pois há muita poeira e confusão, o que os deixa estressados”, aconselha.

Precauções e planejamento

  • Veja o dia e o horário que pretende utilizar para sua mudança estão em acordo com os regulamentos Internos dos dois prédios, ou seja, do que está deixando e daquele para onde vai
  • Calcule se será possível concluir o transporte, a carga ou a descarga de todo o mobiliário e demais utensílios, nos dias e horários determinados pelos condomínios
  • Confira se há impedimentos ao estacionamento do caminhão, seja por feira livre, normas de trânsito, dificuldade natural de acesso etc.
  • Investigue se todos os bens poderão passar pelas portas (cujo modelo padrão costuma ter um vão livre de 0,70 cm de largura e 1,20 m de altura) e, em caso contrário, se tais objetos podem ser desmontados
  • Descubra se os elevadores comportam, em dimensões e peso, a sua mobília. Comunique a possibilidade de precisar içar pertences, dê uma ideia de quantidade e de peso aproximado de cada um deles
  • Antes de tudo, olhe o que tem, separe o que não usa mais e doe. Pense na casa nova, em seus cômodos e dimensões, planeje a disposição dos móveis. Isto facilitará a entrega de móveis e caixas e a posterior arrumação
  • É possível fazer o cancelamento do gás e a ligação no outro endereço para o mesmo dia; com relação à luz o melhor é programar o cancelamento para o dia seguinte à mudança e a ligação no novo endereço para um dia antes. Desse modo não há risco de ficar sem luz em nenhum dos dois locais
  • Com relação à TV a cabo e telefone, que normalmente estão juntos em um pacote, não dá para não ficar sem eles por alguns dias, pois é preciso pedir a transferência e a instalação ao mesmo tempo, e nunca se sabe quanto tempo as empresas levarão para fazer o serviço
  • Com as editoras (caso seja assinante de algum jornal ou revista), com as seguradoras e os bancos, faça a atualização de seus dados com, pelo menos, um mês de antecedência. Isto evitará transtornos com relação à entrega de correspondências ou contas
  • Avalie a necessidade de contratar pintores, eletricistas, marceneiros etc. Pense na retirada e na instalação de fogão, chuveiros, aquecedores, máquina de lavar roupas, antenas, condicionadores de ar, micro-ondas, freezers e cortinas
  • Ao fazer a pesquisa das empresas de mudança verifique se são idôneas, se oferecem seguro sobre os objetos a serem transportados e se tem licença especial para transitar em horários de maior movimento. Com a restrição de circulação dos caminhões em horário de pico, muitas vezes o período se torna muito pequeno para a mudança, o que as tornam mais interessantes
  • Na semana da mudança, comece a esvaziar a geladeira e deixe apenas alimentos suficientes para os próximos dias, faça cópia de segurança de seus arquivos do computador, reserve um cômodo para colocar as caixas já fechadas, mande para a lavanderia cortinas, tapetes e almofadas.
  • Providencie caixas de diferentes tamanhos. Há no mercado, inclusive, caixas com cabides que facilitam o transporte de roupas. Use as grandes para coisas leves, travesseiros, cobertores, roupas, almofadas. Pode-se aproveitar para proteger objetos frágeis entre as cobertas. Não tire as roupas dos cabides, pois quando chegar na casa nova bastará pendurá-los. Nas caixas médias coloque as louças e utensílios da cozinha, agrupe cada conjunto em uma caixa, o que facilitar a arrumação depois. Nas caixas pequenas coloque os itens mais pesados e que poderão ser arrumados por último, como livros e objetos de decoração/arte. Numere cada caixa, descrevendo o que tem dentro e colocando o local onde deverá ser desfeita. Exemplo: Caixa 1 – Livros, Dvds, Cds – Estante – Sala de Estar
  • No dia da mudança seja pontual e cobre pontualidade da transportadora, lembre-se dos horários de mudança dos condomínios. Peça para alguém de confiança para seguir com os objetos e fique na casa para ver se nada ficou para trás
  • Monte um “kit sobrevivência” para a família. Coloque em uma mala um jogo de lençol e de banho, roupa de dormir e uma muda de roupa para cada membro da família, além de objetos de higiene pessoal. Pode-se incluir uma caixa para levar copos de plásticos, garrafas de água, pão de forma e outros itens para um lanche básico. Não esqueça os medicamentos, principalmente os que são de uso diário para que você possa tê-los à mão rapidamente se necessário
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2 respostas
  1. Márcia
    Márcia says:

    Boa noite.

    Vou fazer a mudança de apartamento em São Paulo (Bela Vista) na próxima sexta ou sábado, estou apenas aguardando uma resposta da pessoa que ira fazer o frete.

    Gostaria de saber o valor que vocês cobram para fazer a arrumação da mudança. O apartamento tem 2 quartos e 50m2.

    Márcia Figueira
    interiores@marciafigueira.com
    92 8117 0613
    11 98346 6059

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