Como reciclar lixo corretamente

Compartilhe:
Share

A Help e a reciclagem

Uma das nossas preocupações quando estamos realizando um trabalho dentro de alguma empresa, clínica ou residência, é com o descarte de material e com a reciclagem de lixo. Tentamos, através de esclarecimentos, atividades e premiações, desenvolver o senso de colaboração com o nosso meio ambiente entre os funcionários. Quando realizamos grandes arrumações e faxinas em arquivos e armários, sempre ficam para ser jogado fora, grandes quantidades de papel, embalagens, aparelhos elétricos e até móveis. Sempre procuramos alguma entidade ou organização que possa recolher este material para reaproveitamento ou reciclagem. Procuramos incentivar o uso de caneca pelos funcionários para reduzir o número de copos plásticos usados. Orientamos a equipe de limpeza e os funcionários domésticos a separar todo o lixo que pode ser reciclado e também a reduzir o uso de sacos plásticos nas compras e a usar sacolas retornáveis para as compras de supermercado e feiras. Lançamos lembretes pela internet para evitar o uso indiscriminado de papel e pela impressão consciente de documentos, entre outras atividades.Algumas dicas de reciclagem para vocês:

Quais são os materiais não recicláveis?

Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.

 

Quais são os materiais recicláveis?

Os materiais recicláveis trazem esses símbolos marcados em alto relevo ou impressos:

Papéis recicláveis: aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral. Como separá-los: Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.
Plásticos recicláveis: tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. Embalagens Tetra Pak podem ser separadas juntamente com o plástico. Como separá-los: potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento.
Metais recicláveis: latas de alumínio (ex. latas de bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros. Como separá-los: devem estar limpos e sempre que possível reduzidos a um menor volume (amassados).
Vidros recicláveis: tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens. Como separá-los:devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).

Compartilhe:
Share
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *