Dicas para as novas donas de casa

Compartilhe:

Fonte: Vila Equilíbrio

Nossas avós – e talvez até nossas mães – foram criadas numa época em que a mulher deveria ser ótima dona de casa, mãe e esposa. Isso era natural, e cabia aos maridos trabalhar para comprar o que a família precisasse.

O casamento ainda existe, mas a ideia de que a mulher deve ser educada para cuidar da casa foi praticamente extinta na sociedade ocidental. Agora, elas querem ser independentes em tudo, inclusive na área financeira. Como não aprendem mais a lavar, passar, cozinhar e nem limpar com as mães, a maioria das mocinhas de plantão sofre quando vai casar e precisa virar “dona de casa” de uma hora para outra.

“A mulher ‘moderna’ foi criada para ser executiva e não dona de casa”, observa Regina Sundfeld, consultora da empresa “Help Personal Assistant”, que oferece cursos para noivas ou recém-casadas. “Com essa mudança de cultura e de comportamento, inclusive o homem teve que se adaptar à nova realidade, passando a ajudar a mulher na rotina da casa. Muitas vezes é o homem que cozinha”, completa.

Ela acredita que, atualmente, existem os seguintes tipos de mulher: aquela que gosta e sabe cuidar da casa e, mesmo trabalhando fora, consegue dar conta; a que não gosta do serviço de casa, mas sabe fazer, então faz o serviço do jeito que dá; a que gostaria de executar as tarefas, mas não sabe por onde começar e aquela que sabe, mas não gosta das tarefas.

O fato é que, mesmo dividindo o serviço com o marido ou até tendo uma empregada, é preciso saber pelo menos um pouco de limpeza para ter a casa como a gente gosta. Afinal, não dá para supervisionar o trabalho da faxineira se não soubermos como ela deve limpar.

Então, se você vai casar em breve e está desesperada, ou se já tem sua casa, mas não consegue “dar um jeito” nela, calma. Não é tão difícil quanto parece. Respire fundo e comece tudo do início.

Numa casa nova, “comece fazendo uma boa faxina em todos os cômodos e armários, para depois poder começar a guardar as coisas”, diz Regina. Quem já tem o enxoval, cama, mesa e banho pode ir lavando e guardando tudo assim que terminar a primeira faxina. O terceiro passo é começar a trazer as roupas que estão na casa dos pais, para ir organizando aos poucos. Aproveite para tirar aquelas peças que você não usa mais e que podem ser doadas.

Depois de instalada no local, a nova dona de casa precisa saber que existem tarefas que devem ser feitas todos os dias, outras semanalmente e outras mensalmente. Vale seguir as dicas da especialista:

  • Fazer a cama todos os dias antes de sair para trabalhar;
  • Não deixar louça suja na pia, se não tiver tempo antes de sair deixe a louça dentro de uma bacia com água e detergente, dentro da pia. Desse modo, quando chegar ficará mais fácil para lavar;
  • Limpar os banheiros todos os dias, recolher o lixo e colocar para fora. Não deixar toalha molhada em cima da cama, após o banho pendure-a no varal, assim, quando chegar, ela estará seca e o tecido não ficará com manchinhas de mofo.
  • Não deixar sapatos, roupas, e outros objetos espalhados pela casa.
  • Antes de deitar, recolha tudo o que estiver espalhado e se possível guarde.

Na lavanderia, preste atenção nas outras dicas de Regina:

  • Evite comprar água sanitária (Cândida), pois por ser ela incolor muitas vezes cai um pingo e não percebemos o que ocasiona manchas nas roupas. E só notamos que a roupa está manchada quando vamos passar ou guardar.
  • Existem produtos naturais com vinagre ou bicarbonato, que podem substituir produtos industrializados na limpeza diária.
  • Separe os panos de limpeza que serão utilizados para limpar o banheiro, os quartos, a cozinha e marque-os com tinta para tecido os vários usos.
  • Separe também os baldes para limpeza da casa e coloque etiquetas em cada um deles.
  • Opte pelo uso de detergente neutro e sabão de coco na limpeza em geral, pois são produtos que normalmente podem ser utilizados em qualquer superfície sem danificar o material.
Compartilhe:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *