Personal Assistant é nova carreira que ajuda a organizar a vida

Personal Assistant é nova carreira que ajuda a organizar a vida
Compartilhe:
Share

Fonte: Cristiana Arcangeli – por Nadia Heisler

Cada vez mais, as simples tarefas do dia-a-dia vêm se tornando estressantes, cansativas e, o que é pior, tomando tempo. Na verdade, os executivos sentem isso mais do que ninguém. Por isso, toda essa rotina carregada que essas pessoas têm, fez surgir uma nova profissão no mercado, trata-se do Personal Assistant, que pega carona no Personal Trainer, Stylist e até o Personal Gourmet.

Essa nova profissão nada mais é do que uma consultoria treinada e contratada para auxiliar pessoas muito ocupadas em tarefas cotidianas, desde fazer compras, ir ao banco, orientar os empregados da casa, organizar a agenda de negócios, o ambiente de trabalho, entre outros. Resumidamente, o Personal Assistant é encarregado de gerenciar tarefas de rotina e organização. O serviço é contratado por hora e está sendo bastante requisitado por homens e mulheres bem sucedidos, mas totalmente sem tempo.

A Help Personal Assistant é uma empresa especializada em serviços de organização em São Paulo e já registrou mais de 10 consultas semanais para a execução de serviços, como treinamento de funcionários, organização após alguma mudança, organização de armários, entre outros, informa a consultora particular Heloisa Sundfeld. De acordo com ela, desde 2003, quando foi oficialmente constituída, a Help tem registrado um crescimento anual de 30% no número de solicitações. Com isso, pode esperar concorrência porque muita gente deve estar de olho neste filão.

O motivo de tanta procura é, sem dúvida, a rotina atribulada a que os executivos têm sido submetidos. “Profissionais que estão sempre com agenda cheia passam o dia resolvendo problemas de dentro e de fora do trabalho, mas acabam não encontrando tempo para as tarefas particulares, cuidar de si, descansar e se divertir. Quando solicitam o apoio de Personal Assistant, percebem que podem evitar estresse desnecessário e dedicar mais tempo a atividades que lhe proporcionem prazer.”, afirma Heloisa.

Além disso, a prestação do serviço do Personal Assitant também pode ser útil a quem acaba de mudar de cidade. “Pessoas de outros estados e países que mudam de cidade a trabalho, por exemplo, encontram dificuldades de adaptação, especialmente na hora de resolver questões rotineiras, como comprar roupas, ir ao supermercado, escolher escola para os filhos, controlar contas a pagar e preparar-se para eventualidades. A equipe de Personal Assistants geralmente é treinada para a execução deste tipo de tarefa”, informa Heloisa.

Segundo a especialista, os serviços de Personal Assistant costumam ser contratados por mulheres independentes, casais jovens que trabalham fora e famílias que acabam de se mudar, entretanto, não raro surgem consultas de homens solteiros ou descasados. “Os homens são os mais exigentes, querendo sempre tudo em ordem. São pessoas que querem ter a casa ou o ambiente de trabalho organizado e evitar preocupações. Desejam gastar o tempo livre para descansar, se divertir ou ficar com a família e os amigos”, afirma Heloisa.

No caso do serviço da Help, assim que o cliente entra em contato, é logo marcada uma visita ao local para uma avaliação do serviço a ser executado. Em seguida, é elaborada uma proposta detalhada dos trabalhos e, só depois, agenda-se o início das atividades. “Quando somos contratados, fazemos uma entrevista com a pessoa para saber qual é o seu objetivo principal, suas necessidades e se o trabalho é no escritório ou em casa”, afirma Heloisa. De acordo com a consultora, os serviços são cobrados por hora, mas quando a solicitação exige dias para a finalização, é feito acordo com preço fechado.

Confira alguns dos nossos serviços de organização doméstica:

  • Treinamento de empregados;
  • Organização da mudança;
  • Definição do cardápio semanal;
  • Compras em Supermercados;
  • Apoio para compras em geral;
  • Organização de armários e malas para viagens;
  • Controle de contas e pagamentos em bancos;
  • Preparar eventos na residência, hotel ou Buffet;
  • Localizar serviços de lavanderia e limpeza;
  • Acompanhamento de idosos em consultas médicas, entre outros.

Mercado promissor

De acordo com a consultora da Help, geralmente, os serviços levam dias para serem finalizados e a hora de uma boa profissional não sai por menos de R$ 50,00. De olho nesta tendência, a Help também passou a organizar workshops para a formação de Personal Assistants. As aulas têm em seu conteúdo programático técnicas sobre organização de residências e escritórios, arrumação de armários em geral, organização de freezers e geladeiras, treinamento de funcionários, preparação de mudanças, organização de listas de compras e despensa, organização de malas para viagem, organização de jantares, acompanhamento de idosos, entre outros. “Procuramos ensinar as técnicas básicas, mas a agilidade e experiência são adquiridas no dia-a-dia de trabalho.”, informa Heloisa Sundfeld.

Compartilhe:
Share
7 respostas
  1. Denize Moreira
    Denize Moreira says:

    Gostaria de me especializar e aprofundar mais nesta “nova profissão” mas não tenho dinheiro para pagar uma faculdade ou curso particular. Gostaria que vocês pudessem me orientar principalmente porque moro na cidade de Salvador-Bahia-Brasil. Grata, Denize Moreira. Whatsapp: 71-991698930

    Responder
  2. Isabel Lima
    Isabel Lima says:

    Sou estudante de odontologia, super organizada em tudo que faço, trabalho, casa, home office. Gostaria de me tornar uma personal assistant. Vocês podem me ajudar?

    Responder
  3. Angélica
    Angélica says:

    Quero ter mais informações sobre o assunto, estou interessada e gentileza, entrar em contato através do telefone 11 98231-5370.
    Grata,
    Angélica.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.