Você é uma pessoa organizada?

Compartilhe:
Share

Muitas vezes nos pegamos perguntando: eu sou uma pessoa organizada normal ou estou caminhando para ser considerada uma pessoa com “toque”?

Pois a pessoa organizada gosta de manter tudo em ordem e no seu devido lugar, mas sem neura. Em compensação, a com toque não admite nada fora do lugar por nenhum momento, inclusive os objetos têm que estar milimetricamente no lugar, não sendo permitida a colocação de nada fora do lugar por nenhum minuto. Suas casas em geral não têm vida, todos os locais parecem que estão prontos para serem fotografados para alguma revista.

Alguns conceitos básicos demonstram se somos pessoas organizadas ou não. Abaixo faço algumas considerações para que seja possível avaliar nosso grau de organização.

  1. Cada coisa tem seu lugar na casa:
    Os livros estão sempre colocados na prateleira da estante de livros, mas isso não quer dizer que se estamos lendo um livro cada vez que paramos temos que recolocá-lo no lugar novamente, ele ficará junto à poltrona onde normalmente nos sentamos para ler ou se lemos antes de dormir ele ficará na mesinha de cabeceira. Mas quando chegamos ao final ele será colocado em seu local de origem. Os controles dos aparelhos eletrônicos devem ter um local onde são colocados após o uso, desse modo eles não ficam perdidos, fazendo que no momento que vamos usar precisamos ficar procurando sem cessar. Portanto, a conclusão é que cada item tem seu local adequado para ser guardado.
  2. Todos os objetos devem voltar para seu lugar de origem:
    Tudo o que não está mais sendo usado deve voltar para o seu devido lugar. Usou a chave de fenda para apertar o parafuso, imediatamente ela deve retornar para a caixa de ferramenta e não ser deixada em qualquer lugar para depois ser guardada. Mas, não faça disso um drama se encontrar alguma coisa fora do lugar, procure saber quem foi que deixou o objeto e faça com que a pessoa o guarde, desse modo ela irá aprendendo que tudo deve voltar ao local de origem, mas se você mesma for guardar nada provavelmente mudará, pois fica muito cômodo ter alguém para recolocar as coisa nos lugares.
  3. Ter uma agenda seja ela de papel ou eletrônica é fundamental:
    Todas as pessoas organizadas têm sempre seus compromissos, tarefas anotadas. Desse modo não há risco de algo ser esquecido, pois se dependemos somente de nossa memória o risco de faltamos ou chegarmos atrasados para algum compromisso é muito grande. Outra grande vantagem de ter nossos compromissos anotados é poder sempre saber o que fizemos no dia anterior ou até dois meses passados, pois é só olhar na data que nos lembraremos. Muitas vezes isso poderá nos livrar de situações desagradáveis, pois será possível provar onde estivemos.
  4. Não acumule papel:
    Os papéis e documentos devem ser arquivados diariamente, se não tiver tempo de arquivar corretamente todos os dias tenha uma pasta ou uma gaveta para colocar e no final da semana serão arquivados corretamente. À medida que abrir as correspondências tudo o que não for útil jogue imediatamente no lixo, as contas a pagar que chegam o melhor é ter uma pasta folow up onde elas serão colocadas nas datas do pagamento e após pagas na pasta arquivo. Não acumule revistas, vá descartando à medida que forem lidas, se houver algum artigo que gostaria de guardar retire as páginas e coloque em uma pasta reservada exatamente para esse fim, desse modo quando você tiver tempo poderá ler tudo o que está arquivado de uma vez só e o volume guardado será bem menor. As revistas semanais que perdem sua atualidade após no máximo duas semanas, passado esse período, descarte.
  5. Não deixe para depois o que pode ser feito na hora:
    Fazer as coisas no momento devido faz com que nosso tempo renda, não causando acúmulo de tarefas e pouco tempo para executar, o uso de agenda ajuda muito nesse sentido, pois podemos planejar de modo a nada ficar acumulado.
  6. Ter prazos e objetivos:
    Fazer um planejamento de nossas tarefas e compromissos faz com que façamos tudo sem estresse, mas para não se perder faça revisões periódicas no planejamento, pois muitas vezes acontecem coisas que podem prejudicar nossos planos e fazendo essa revisão será possível reprogramar nosso tempo.
  7. Não mantenha coisas desnecessárias:
    Procure não acumular objetos desnecessários, para isso use a máxima “comprei alguma coisa outra deverá ser descartada”, exemplo ganhou ou comprou uma blusa uma existente no armário deverá ser doada. A cada seis meses faça uma arrumação em seus armários e separe tudo aquilo que você não usa há um ano e doe. Os objetos que lhe trazem boas lembranças e você não quer se desfazer, podem ser  colocados em uma caixa com título recordações e guarde em um local diferente, de modo a sobrar espaço no seu armário.

Heloisa Sundfeld

Help – Personal Assistant

Compartilhe:
Share
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.