Arrumação eficiente

Compartilhe:
Share

Fonte: Estado de Minas – Denize Menezes

“A arrumação de armários é o serviço que mais faço na casa das pessoas, pois, apesar de muitos dos meus clientes não gostarem de bagunça e desorganização, eles não conseguem fazer a seleção e se livrar daquilo que não usam há anos”.

arrumacao-eficienteAlém de se desfazer das tralhas, assinala a especialista Heloisa Sudfeld, para se ter uma casa organizada é fundamental promover uma arrumação eficiente dos armários. Objetos usados com mais frequência devem estar ao alcance das mãos. Os menos usados podem ficar em prateleiras mais altas ou baixas, e o que não é usado precisa ser descartado para dar lugar a novos objetos.

Outro item que merece atenção na tarefa de organização de uma casa são as caixas usadas para guardar objetos ou documentos. Heloisa Sundfeld aconselha que cada caixa deve guardar papéis ou objetos de um mesmo tipo, para facilitar o acesso ao objeto e papel guardado quando for necessário encontrá-lo. “As caixas não devem ser usadas para esconder coisas que não sabemos onde guardar. Nesse caso, o melhor é nos desfazermos da caixa e principalmente do que está dentro dela”, brinca.

Um erro comum quando se opta pela organização de objetos e papéis em caixas, destaca o psicoterapeuta Chris Allmeida, é usar caixas grandes para guardar objetos pequenos ou uma quantidade reduzida de objetos. Ele explica que as caixas grandes consomem muito espaço e, na linguagem do feng shui, não é bom ter uma energia de “caixa vazia” concentrada em qualquer lugar da casa. É importante limitar o número de caixas e se certificar de que elas estão sendo usadas de maneira correta e não para guardar um arquivo morto.

Depois de separar o que será mantido da casa, diz Heloísa Sundfeld, o passo seguinte é dar uma destinação correta aos objetos sem utilidade. Ela recomenda a divisão do material em quatro segmentos: para reciclar, consertar, doar e descartar, e o seu encaminhamento aos locais mais adequados.

Compartilhe:
Share
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *