Dicas de viagem para não se estressar nas férias

Compartilhe:
Share

Fonte: Site Guia de Mulher e Diário de taubaté

No momento de se preparar para uma viagem de férias, a primeira e principal dica para não ter problemas e não se estressar é “Programe-se antes”. É difícil não se estressar em uma viagem que não foi programada. O risco de não encontrar uma única vaga em lugar nenhum para se hospedar é muito grande quando não se faz reservas antecipadas, principalmente no inverno. Fazer as reservas pela internet poupa tempo e, às vezes, é até mais barato.

flaviaEm casos de viagens com os amigos a melhor dica, principalmente se for pela primeira vez, é: reúnam-se antes e acertem todos os detalhes e se programem. Quem vai dormir aonde e com quem, divisão de tarefas e despesas, quem vai dirigir até o destino, se vão fazer passeios e baladas, se vão sair à noite para beber e jantar, etc. A partir do momento que tudo estiver acertado, as decisões terão que ser respeitadas e as regras cumpridas.

Com relação ao destino, a dica é escolher de acordo com as pessoas do grupo que vão viajar. Crianças têm que ir para locais seguros e com atividades para elas, juntamente com outras crianças. A mesma coisa vale para os idosos. Grupos ou casais sem filhos não devem ir para locais cheios de crianças e idosos, como um hotel fazenda, por exemplo. Fuja de lugares lotados, lugares da moda, da moçada, cheio de crianças (a não ser que você faça parte de um destes grupos).

A segunda dica importante é “Pesquise”. Hoje temos a facilidade de saber tudo sobre qualquer coisa em qualquer lugar do mundo por meio da internet. Veja se o destino tem a ver com você e com o seu grupo ou família. Aproveite para pesquisar e verificar o clima, a temperatura média, a distância do local da estada e das praias, se for o caso. A gastronomia, os preços dos restaurantes, bares, casas noturnas, etc.

Em relação às malas, a dica é pouca bagagem, de preferência malas leves e fáceis de transportar. Independente do meio de transporte, leve só o essencial, uma vez que você já pesquisou e sabe quais as atividades de lazer. Não esqueça um saco plástico para trazer roupas sujas e úmidas. Também é recomendado levar uma bolsa de nylon extra para as compras e souvenires. Na mala, leve sempre roupas que não amassam e que combinem entre si, além de muitos acessórios.

Na bagagem, é bom sempre levar tudo o que será necessário para a sua higiene pessoal e cuidados médicos, como remédios, curativos, etc. Não pense que você vai encontrar tudo no seu destino. E não esqueça: protetor solar, óculos de sol, chapéu e óculos de leitura (para quem usa).

No caso de viagens com crianças, a bagagem dos pequenos é muito importante. Você tem que levar tudo o que eles irão precisar como se estivessem em casa, inclusive o leite em pó se for de alguma marca especial. Leve todas as fraldas necessárias, pois a cidade de destino pode estar lotada e as fraldas podem faltar. Pense em cada detalhe, em todas as possibilidades, remédios, curativos, lanches, copos plásticos, mamadeiras, brinquedos, etc…

Em relação à bagagem, preste muita atenção à voltagem do local para onde você vai. A maioria dos aparelhos hoje é bivolt, mas confira para que eles não queimem ou estraguem. É aconselhável também colocar na mala alternativas de lazer como livros, baralho, jogos, música, palavras cruzadas, entre outros, para casos de dias chuvosos ou solitários.

A terceira dica importante é para que, durante a viagem, não se esqueça de beber muitos líquidos, fazer paradas a cada 2 horas no caso de viagens de carro ou ônibus, e comer lanches leves. Em aviões, se movimentar e alongar a cada 2 horas. Cuidado com bebidas alcoólicas nos aviões, o efeito é dobrado por causa da pressão da cabine.

E lembre-se: o melhor de qualquer viagem é o que trazemos dela, as experiências, a convivência, o lazer, o prazer e as fotos. Por sinal, não se esqueça da máquina, do carregador e do cartão de memória.

* Flávia Benetton é consultora da Help Personal Assistant (www.personalassistant.com.br), empresa de consultoria pessoal e house organizer. Reside em Campinas/SP e é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas. Residiu na Europa por duas vezes (1990 a 1995 e 2002 a 2006) e possui outras viagens ao exterior: França, Bélgica, Holanda, Áustria, Portugal, Espanha, Inglaterra e Argentina.

Compartilhe:
Share
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *